Receitas com Pão

A vez das brusquetas

05/02/2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As brusquetas são um sucesso garantido em qualquer evento.

Saõ versáteis e deliciosas!!

A palavra bruschetta deriva do verbo italiano bruscare, que significa tostar na brasa e teria sua origem nas regiões de Lazio e Abruzzo. Na Toscana, o pão local é guarnecido com uma espécie de purê de feijão branco ao alho ou verduras refogadas. Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e guarnecido com tomate, azeite e ervas. Na região de Toscana, o antepasto é conhecido como fetunta. Há ainda o crostini e o crostone, que são denominações mais genéricas para qualquer pão com crosta tostada recheado ou coberto. Apesar de algumas literaturas afirmarem que só a bruschetta levaria alho, há controvérsias. No fim, pode-se chamar tudo de bruschetta, que é a nomenclatura mais conhecida, e mandar ver.

Acredita-se que a bruschetta surgiu antes dos tempos de Cristo, entre os trabalhadores rurais italianos. Eles teriam inventado o prato para aproveitar as sobras de pão do dia anterior, guarnecendo-o com os ingredientes que houverem à disposição. A receita deu tão certo que chegou até os dias de hoje, se popularizou em diversos países com influência italiana, e cada dia se torna mais sofisticada.

 

Então, corra até a padaria mais próxima!!

Hoje é sexta!!!

 

 

Brusqueta de Cogumelos

brusqueta

Ingredientes

  • 4 fatias de pão italiano de grossura média
  • 1 dente de alho inteiro sem casca
  • 1 dente de alho picado
  • 150 gramas de cogumelos variados (Paris, shitake e shimeji)
  • 2 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Salsinha picada
  • ¼ xícara de vinho branco
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 1 colheres de sopa de Grana Padano ou outro bom parmesão ralado na hora
  • Sal e pimenta

Modo de preparo

Limpe os cogumelos Paris com um pano úmido, para tirar a areia que possa estar grudada neles, e seque-os bem. Retire os talos dos shitakes e fatie-os com cerca de 5mm de espessura. Corte o miolo dos shimejis para que as cabeças se separem. Fatie os cogumelos paris inteiros com os talos com cerca de 5mm de espessura. Misture todos.

Coloque o azeite em uma frigideira antiaderente e deixe aquecer bem, até que comece a enfumaçar. Adicione então os cogumelos e o alho picado. Refogue rapidamente apenas até que os cogumelos pareçam úmidos. Acrescente o vinho branco e deixe o álcool evaporar. Adicione o creme de leite e deixe ferver até que engrosse bem. Mexa.

Retire do fogo, tempere com sal, pimenta e a salsa picada.

Torre os pães em uma grelha de ferro, na torradeira ou no forninho elétrico, até que fiquem levemente dourados e esfregue-os com alho. Coloque uma colher e meia de sopa do misto de cogumelos cremosos, polvilhe-os com o parmesão ralado, uma pitada de salsinha e regue com um fio de azeite.

Fonte:http://www.msn.com/

 

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/bruschetta.htm ( Chef Rosa Fonseca)

 

 

Brusqueta Caprese

Bruschetta Caprese 1 pão italiano, cortado horizontalmente pela metade; 4 colheres de sopa de manteiga com sal ; 3 dentes de alho picados; 150g de mussarela de búfala fatiada; 1/2 xícara de vinagre balsâmico; 2 tomates médios, cortados em rodelas; Sal e pimenta do reino à gosto; 1/3 xícara de manjericão fresco picado;:

http://weshareideas.com.br/blog/receita-de-bruschetta-caprese/

 

 

 

 

 

Brusqueta de ovos e aspargos

 

Scrambled Egg and Roasted Asparagus Toasts:

http://www.foodiecrush.com/scrambled-egg-and-roasted-asparagus-toasts/?utm_source=feedburner&utm_medium

 

Torta de Brusqueta

PANELATERAPIA - Blog de Culinária, Gastronomia e Receitas: Torta Bruschetta - Tem pão francês (de sal) sobrando aí? Então você não pode perder essa torta salgada que fica pronta em 15 minutos! Ninguém vai acreditar que é feita com pão! Receita aqui::

http://panelaterapia.com/2014/03/torta-bruschetta.html#.UyjAK6hdXfI

 :

COMENTÁRIOS

NEWSLETTER

Quer receber dicas e ideias para sua padaria? Deixe seu e-mail

Por Favor, aguarde!

EU AMO PADARIA!!

A paixão por pão e os anos trabalhando na criação de embalagens de pão para panificação me fez colecionar ideias, imagens e muitas receitas bacanas sobre pão e padaria. Aqui no blog quero divulgar todo este amor e dedicação a este alimento tão saboroso e indispensável em nossas vidas e também ajudar as padarias com dicas e ideias para ter suc

RESPONDA

Qual horário você frequenta a padaria?

Manhã
Tarde, antes de retornar para casa
Manhã e Tarde
Nunca vou à padaria

ÚLTIMAS POSTAGENS

30/10/2017

Arte

27/09/2017

Dicas de decoração de natal

25/09/2017

Pães de Minas receitas divertidas

08/09/2017

Verde Rio livro receitas

29/08/2017

Novo Blog: Padaria de Sucesso

20/07/2017

cenário

VEJA TODAS AS POSTAGENS


© EU AMO PÃO 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS